segunda-feira, 9 de março de 2009

Roxo

Fui trocada, eu sussurrava pra mim mesma, fui trocada! Perguntei-me diversas vezes da onde vinha tanta frieza e crueldade dele para fazer uma escolha dessas, como se eu e ela fôssemos camisas jogadas dentro de um armário e todos os dias ele se revezava: um dia a camisa vermelha, outro dia a camisa branca. Então uma noite ele decide que a camisa vermelha está surrada- mesmo estando nova em folha!- e a joga de qualquer jeito no fundo do armário, perto dos cupins que dissolviam a madeira e das traças que pareciam prontas para rasgar a camisa. Ele, então, segura a camisa branca com o mesmo cuidado que uma mãe segura um filho, e a veste.
Chorei por quatro horas seguidas, liguei para pessoas que sequer lembravam de mim e todas me diziam palavras diferentes mas de mesmo significado- quando se está só, é impossível ser trocado- e depois dormi o resto de madrugada que ainda me restava e parte do dia seguinte agarrada com as palavras que ouvi tantas vezes pelo telefone. Sonhei que, dentro do nosso armário, as camisas brancas iam mudando de tonalidade como se um corante estivesse sendo derramado sobre elas, e iam escurecendo até ficarem roxas. As camisas se multiplicavam e tudo ia ficando cada vez mais roxo, roxo, roxo.
Acordei com o barulho do telefone tocando. Senti um gosto amargo na boca e vi o travesseiro molhado com o suor do meu pescoço. Olhei para o identificador de chamadas: ele me ligava. Lentamente, tirei o telefone do gancho e o encostei em meu rosto:

- Não há camisas brancas nem vermelhas: o seu armário está vazio.

E desliguei.

9 comentários:

  1. nossa adoreiii...vc escreve muito bem.....otima metafora para um fim!!!adorei tbm o coment q vc dexo pra mim nmo meu blog......vc tem msn?adoraria um dia tc com vc guria^^;;;beijos

    ResponderExcluir
  2. "quando se está só, é impossível ser trocado"
    é verdade. por isso eu sempre digo: antes só do que mal acompanhado.
    gostei mto do texto!

    ResponderExcluir
  3. E é melhor estar sozinho.Quem precisa de outro alguém acaba se fudendo.Corações não são brinquedos.De preferencia,NÂO tenha um.Sofrimento não vale à pena quando é por outra pessoa.Assim como qualquer outro estado ou sentimento.É isso que dá as pessoas esperarem algo das outras...

    ResponderExcluir
  4. ótimo texto!
    lembrei de uma frase do nietzsche que é mais ou menos assim: "odeio quem me rouba a solidão sem em troca me oferecer verdadeiramente companhia."

    realmente, antes ficar só, do que permanecer no meio termo...

    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Gostei de ler, sério - não só pela leitura, mas pela atitude.

    Força.

    ResponderExcluir
  6. De fato, admirável. Muito bom mesmo.
    Força. [2]

    ResponderExcluir
  7. você é ótima, adoro ler seu blog.

    ResponderExcluir
  8. gostei muito, andei me sentindo uma camisa esses tempos. :)

    ResponderExcluir